Conforme prometido hoje trago as minhas impressões sobre os primeiros oito contos da antologia Cinderelas. Confiram!
A Rebecca Jorge tem dois contos na antologia, o primeiro "Hey, menina" é também o primeiro conto da antologia. Ele foi escrito em forma de carta e suas palavras são direcionadas à mulheres que estejam ou já estiveram em um relacionamento abusivo, com palavras doces, firmes e por que não dizer, poéticas, ela traz acalento e afago aos corações pesados pela culpa e pelas frustrações que um relacionamento como este pode causar, além de encorajar a vida. Um conto maravilhoso, que abriu com chave de ouro a coletânea. A antologia Cinderelas foi meu primeiro contato com a escrita da Rebecca e gostei muito do seu trabalho, inclusive fiquei curiosa para conhecer outras publicações da autora.
O conto Uma Princesa sem Conto de Fadas, de Nathalie D. A., conta a história de Mônica, uma mulher que casou com um amigo da escola que ela conhecia desde os dez anos de idade. Mas quando eles se casaram e mudaram de cidade devido a uma oportunidade que surgiu no trabalho do seu marido, tudo mudou. O relacionamento que causava inveja em suas amigas, de repente começou a destruí-la. Teria ela forças para sair dessa situação? Um conto que conta a historia de muitas mulheres e também explica muitas perguntas: o que se passa na cabeça de uma mulher que sofre agressões? Porque muitas não denunciam ou então demoram tanto para fazê-lo? A verdade é que denunciar não é tão fácil assim, mas é necessário!
Passos na Escuridão, de Andreza Eduarda, conta a história de uma jovem e sonhadora professora de literatura. Clara é vitima de violência por um estranho enquanto voltava do trabalho. Não há explicações para a violência que sofre, ela apenas é uma mulher que pareceu vulnerável ao seu algoz. Assim é a violência contra a mulher, arbitrária, sem motivos e brutal.
Em Uma Nova História, de Fabiane Rodrigues, conhecemos Malu. Ela veio de uma cidade do interior para estudar, conseguiu um trabalho durante o dia em uma lanchonete e fazia a faculdade a noite, mas logo reparou na violência da cidade grande e em como o caminho que passava todos os dias era perigoso. O que ela poderia fazer para lidar com este problema? Quantas mulheres são vitimas de violência todos os dias? Será que uma jovem universitária poderia fazer alguma coisa para mudar esta situação?
Em Um Minuto de Coragem, de Aldenise Fonseca, Giovana percebe que nunca conseguirá alcançar todas as exigências que Rodrigo lhe faz. Por mais que ela já tenha se afastado de todos os seus amigos, mudado as roupas que usa e sempre se esforce para agrada-lo, sempre há uma nova reclamação e um novo motivo para humilha-la. É até estranho que ele deseje estar com ela já que ela lhe causa tantos problemas. Será que essa descoberta a fará tomar alguma atitude?
Em Um Caso de "A Bela e a Fera", de Laura Guzinsky, Julia se apaixonou por um homem doce e romântico, mas aos poucos ele se revelou uma verdadeira fera, o ciúme que antes lhe parecia fofo, agora deixa marcas eu seu corpo e em sua mente. As vezes ela ainda reconhece o homem por quem ela se apaixonou, em especial nos momentos após as brigas e agressões. Mas, felizmente ela tinha uma amiga maravilhosa. Esse foi um conto que gostei muito, ele nos mostra a importância que uma amizade verdadeira pode ter em casos como esses. Inclusive, a cena do telefone no carro foi extremamente libertadora!
Vazia é o segundo conto da Rebecca Jorge na antologia. É um conto curto e muito poético, mostra os sentimentos de uma mulher que se diz vazia e quebrada. Alguém que não se sente capaz de ser amada e que acreditou em todas as palavras ruins que disseram para ela. Uma mulher que, na verdade, abriga muitos sentimentos dentro de si, como tristezas, frustraçoes e angústias, mas que se enxerga vazia devido a ausência de sentimentos bons. Infelizmente, um reflexo de muitas pessoas nestes tempos modernos.
Entre Tantas Marias de Sandra Martins nos conta a historia de Maria, uma mulher que passou por muitas provações. Vinda de um lar quebrado, deixou sua casa para morar na rua, até que se tornou uma prostituta. A cada novo cliente ela se perdia mais em si mesma, até que um deles a sequestrou. Apesar de sua vida controversa e sem perspectivas, ela queria viver. Mas quem procuraria por ela? Quem poderia salvar uma prostituta sem família? Quanto valeria a sua vida? Quais as respostas que você daria a essas perguntas?
Estes foram os primeiros oito contos da antologia e entre cada conto, o livro ainda traz diversas informações relevantes sobre o tema, como leis em vigor que protegem a mulher, telefones úteis, estatísticas e pensamentos que nos inspiram a combater a violência. Foi uma antologia muito bem pensada e trabalhada de forma a conscientizar e a encorajar mulheres a lutar e a denunciar qualquer tipo de abuso. Uma leitura muito necessária em tempos como o nosso! Na semana que vem estaremos trazendo um pouco mais sobre essa coletânea maravilhosa!
Quer participar da leitura coletiva de Cinderelas? O e-book está disponível na Amazon por apenas R$2,99. Quem fizer a leitura e deixar um comentário na plataforma da Amazon, ganhará um Não Perturbe. Para ganhar o brinde, basta enviar uma mensagem para a Editora Sinna com o print do comentário até o dia 15/04! Você não pode perder essa! 💓
Nenhum comentário:
Postar um comentário