Autoras: Letícia Godoy e Malu Ghiraldeli
Páginas: 306
Editora: Constelação Editorial
Avaliação: 5/5
Olá, leitor! Hoje a resenha é de um livro que eu estava super curiosa para ler desde que soube que seria lançado. Ele foi escrito pela nossa parceira Letícia Godoy, em conjunto com a autora Malu Ghiraldeli, e foi lançado pela Constelação Editorial. Foi uma leitura bem diferente do que estou acostumada, me surpreendi bastante e venho aqui recomendá-la. 😄
"O que tinha acontecido com a minha vida? Eu não sabia a resposta."
Eric Shimura é agente policial e faz parte da equipe de inteligência. Após solucionar casos importantes, acabou recebendo uma fama indesejada e o apelido de Agente Ninja, pela sua aparência de descendente de japonês. Devido a acontecimentos do passado, que fizeram com que se afastasse de sua família e suas origens, ele odeia tudo que seja relativo ao Japão e só quer que sua vida volte ao normal. No entanto, seu chefe Tom parece decidido a não deixar seu nome sair da boca do povo, e Eric acaba sendo escolhido para uma investigação internacional sobre tráfico humano, relacionado ao desaparecimento de garotas brasileiras, e que pode ter relação com a máfia japonesa, a tão conhecida Yakuza. É o maior caso a que Eric foi designado, mas ele não sabe até que ponto deseja se envolver.
"— Bom, minha mãe me ensinou uma coisa, Eric: você não é responsável se não tiver conhecimento do que acontece, contudo, se você descobrir a verdade e não fizer nada, então você é tão culpado quanto os demais."
Paola Manzoni é uma hacker muito boa em burlar a lei e acabou de conseguir o que pode ser o melhor trabalho da sua vida. No entanto, será também o mais arriscado. Dessa vez ela precisará infiltrar-se no departamento de polícia como secretária, para conseguir monitorar de perto o andamento da mais nova investigação da equipe de inteligência, a Operação Shanghai. Para completar, seu principal alvo é o próprio Agente Ninja.
"(...) mas eu tinha aprendido com a vida que, em casos extremos, devemos nos manter frios e raciocinar rápido. Ser tomado por emoções só atrapalha."
Eric não vai com a cara de Paola quase instantaneamente. Ele desconfia o tempo inteiro, então ela precisa ter uma abordagem cuidadosa para não levantar suspeitas do restante da equipe e alcançar seu objetivo. Mas conforme as investigações avançam, ambos vão notando a dimensão do problema em que foram metidos e precisam repensar seus papéis, pois aos poucos percebem que podem ter tomado algumas decisões erradas. Assim descobrem que talvez seu inimigo seja seu melhor aliado e que nunca dá para fugir do passado.
"E eu estava gostando da ideia de ser o parceiro dela. O que será que o futuro nos traria? Querendo ou não, nós ainda parecíamos estar em lados opostos no campo de batalha. Lados opostos com um objetivo em comum. O que viria depois?"
Eric é um policial certinho, que gosta do que faz e é muito bom nisso. Mas era feliz trabalhando na anonimidade e anda insatisfeito com tanta atenção. É acostumado a ser solitário, pois se afastou da família há muitos anos e prefere não lembrar do que causou isso. Paola também é solitária, mas por motivos diferentes. Também por rancores antigos, decidiu ser uma fora da lei em tempo integral. Os dois são personagens muito carismáticos e misteriosos, que formam aquele casal típico que começa se odiando, mas todo mundo sabe que isso é só até rolar o primeiro beijo. Suas histórias foram bem construídas e as autoras fizeram um excelente trabalho de criação com os personagens secundários também, que são envolventes — só peguei um certo ranço da Alice e do Guilherme, os outros agentes do setor de Eric. haha
"Amar, de fato, era curioso. Causava-me arrepios e, ao mesmo tempo, me dava forças para continuar."
Por algum motivo, eu achava que esse enredo se passava no Japão, então imagina meu espanto quando descubro que é em São Paulo. hahaha Mas achei bem interessante que, apesar de se passar numa cidade conhecida por nós, o nível de referências nipônicas é altíssimo, inclusive no vocabulário. Mas as autoras não nos deixam nem um pouco perdidos, porque tudo tem uma nota que explica o significado. Achei muito legal elas terem pensado com tanto carinho nos leitores que não sabem nada do Japão. hahaha Esse foi o livro de investigação policial mais diferenciado que já li. Tem sim cenas de tensão, pois aborda as questões de tráfico humano e máfia de forma suficiente a nos fazer refletir, porque é um assunto bastante sério. No entanto, também é um livro de comédia, e eu me pegava rindo a todo momento, de coisas bem bobas. Adorei como elas conseguiram construir essa história entremeando situações pesadas com outras tão engraçadas, o que tornou a leitura muito gostosa.
"(...) compreendi que chorar não era ruim, apenas aliviava o sentimento pesado dentro do peito."
A narrativa é em primeira pessoa e os capítulos se revezam entre o ponto de vista de Eric e o de Paola. Uma curiosidade é que a Malu escreveu a parte do Eric e a Letícia a parte da Paola, mas a história não deixa nenhum furo, no capítulo seguinte a gente sempre sabe o que estava se passando na cabeça do outro personagem. Essa foi outra coisa que achei muito interessante durante a leitura.
Como eu li o e-book, não posso falar muito da diagramação, só afirmo que o e-book foi super bem pensado para agradar ao leitor. Mas para quem está curioso para ver o físico por dentro, na página do Facebook de Operação Shanghai as autoras compartilharam várias imagens e deu para ver que o livro está lindíssimo, cheio de detalhes. Confere lá!
Demorei mais do que gostaria para concluir essa leitura porque ando muito sem tempo por causa da Residência. Mas foi um livro agradável, que me prendeu e me surpreendeu muito. Posso dizer que é um estilo que pode cativar diversos públicos e as autoras souberam dosar bem o quanto de mistério colocar e o tempo para ir revelando-os, ao ponto de não deixar o leitor ansioso ou entediado. Recomendo muito a leitura, e se você ficou interessado em adquirir o seu, pode comprar o livro pelo site da editora ou o e-book na Amazon e depois conta para mim o que achou! 😄
Ahhhhhh sua linda!!! Amei a resenha! Eu e a malu agradecemos muito!
ResponderExcluir<3 <3
Excluir